DLBC GAL ADREPES Rural participou no encontro nacional dos DLBC/LEADER

Madeira, 21 e 22 de Maio de 2019

A ADREPES esteve presente no Encontro de Desenvolvimento Local de Base Comunitária – DLBC/LEADER, que decorreu na Madeira, na Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente, nos dias 21 e 22 de Maio. O evento, que reuniu cerca de 120 participantes de GAL do Continente, Madeira e Açores, assim como da administração, esteve a cargo da Autoridade de Gestão do PRODERAM 2020/Secretaria Regional de Agricultura e Pescas do Governo Regional da Madeira, com a colaboração da Federação Minha Terra e da Rede Rural Nacional.

No primeiro dia, em sala, foram abordados diversos temas, de grande interesse para o desenvolvimento das estratégias de desenvolvimento Local em curso e para o futuro dos GAL, no próximo quadro comunitário de apoio, com especial atenção para a taxa de execução global do programa (na ordem dos 30% e classificado acima da média europeia), da avaliação dos DLBC, da abordagem LEADER/DLBC e o futuro do LEADER/DLBC. As comunicações estiveram das autoridades regionais, dos GAL Locais, da Comissão Europeia, de consultores, da Federação Minha Terra da Rede Rural Nacional e de promotores locais, que falaram das suas experiências, mote para o dia seguinte, onde se visitaram vários projetos apoiados pelos GAL ADRAMA e ACAPORAMA, nomeadamente ao nível do turismo e do empreendedorismo.

Foram dois dias de trabalho intenso, pautados pelo excelente acolhimento e organização, com elevado nível de participação, permitindo, mesmo nos momentos mais informais, a troca de experiências e a criação e ou reforço de parcerias e cooperação nacional.

Como principais considerações, foi salientada a dificuldade de articulação entre as estratégias de desenvolvimento local e a implementação do programa à luz de um modelo standard com medidas iguais, sobretudo no continente, e sem respeito pelas idiossincrasias territoriais, da perda da abordagem LEADER a favor dum sistema burocratizado caracterizado pela automação de tarefas e sem capacidade de animação territorial e da necessidade de reverter a abordagem LEADER, em consonância com o conceito original e mais próxima das pessoas e dos locais.

Foi unânime por parte dos GAL a importância da realização destes encontros de forma mais regular, sugerindo que, com o apoio da Federação Minha Terra, da Rede Rural Nacional e do PDR2020, o próximo poderia realizar-se a breve trecho no continente.

 

Para mais informações contacte:

adrepes@adrepes.pt

212 337 930