Novo Catálogo Nacional de Variedades de Videira reúne 269 variedades

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária acaba de publicar o Catálogo Nacional de Variedades de Videira 2017, onde inclui a lista de variedades de videira da espécie Vitis vinifera L. inscritas no Catálogo Nacional de variedades de videira na qual constam 269 variedades de videira das quais 262 de aptidão vinho, 4 de aptidão mesa e 3 de dupla aptidão, abrangendo 2 proponentes e 4 responsáveis pelas selecções de manutenção.

Em paralelo, a DGAV procedeu à actualização da “Lista de clones admitidos à certificação” (aqui).

No Catálogo Nacional de Variedades de Videira 2017, explica aquela Direcção que, tendo em conta as especificidades da videira, do ponto de vista agronómico, cultural e legislativo (condicionamento do plantio) as condições de inscrição são exclusivas deste género botânico e estão vertidas em legislação própria.

Variedades previamente avaliadas

As variedades inscritas foram previamente avaliadas pela Comissão Nacional para o Exame de Variedades de Videira (CNEVV), e foram submetidas à apreciação dos parceiros sociais, cabendo ao director-geral de Alimentação e Veterinária a respectiva decisão final.

As variedades inscritas cumpriram os seguintes requisitos: são destinadas à produção de uva para vinho; ou à produção de uva de mesa; possuem um responsável pela selecção de manutenção; são consideradas distintas, suficientemente homogéneas e estáveis; e possuem um valor agronómico e um estado sanitário conforme o estipulado na legislação em vigor.

Pode consultar o catálogo aqui.

Fonte: Agricultura e Mar Actual