Está aqui

Social Inclusion Kick-Start Activity

Social Inclusion Kick-Start Activity

O IPN Instituto Pedro Nunes em Coimbra é, desde 2015, o representante em Portugal da ESA European Space Agency, dinamizando o seu programa de transferência de tecnologia e de aplicações de activos espaciais para negócios.

Neste contexto e enquanto ARTES Ambassador, o IPN apoia negócios que utilizem serviços e tecnologias espaciais, tais como comunicações por satélite, navegação por satélite, dados de observação da terra ou tecnologias de missões espaciais, aplicando-as em várias áreas de negócio não espaciais: transportes, energia, saúde, agricultura, ambiente, segurança, entre outras. Em Portugal a FCT Fundação para a Ciência e Tecnologia e a ANACOM Autoridade Nacional de Comunicações são as entidades nacionais que coordenam este programa.

É precisamente no contexto do ARTES que o IPN está a divulgar uma oportunidade de financiamento a oportunidades de negócio, comercialmente viáveis e tecnicamente possíveis, no contexto da promoção da inclusão social. A Social Inclusion Kick-Start Activity (https://business.esa.int/funding/invitation-to-tender/social-inclusion-kick-start) oferece apoio e financiamento para empresas e entidades que desenvolvam serviços potenciados por tecnologia espacial ou dados de satélite e que contribuam para actividades de inclusão social, em qualquer lugar na Terra.

O co-financiamento é até 75%, correspondentes a um máximo de 60.000€, de apoio financeiro. O prazo de submissão electrónica das propostas via plataforma ESA-STAR (https://esastar-emr.sso.esa.int/) é o dia 1 de Junho de 2018, mas pelo menos duas semanas antes, as candidaturas devem ser enviadas, para pré-análise e obtenção de carta de suporte da ANACOM, Delegação Nacional (18 de Maio de 2018).

Para esta call em específico são aceites propostas que se enquadrem na área da inclusão social (educação, participação social, cidadania e residência, discriminação, pobreza, entre outros) com serviços que utilizem pelo menos um activo espacial (dados de observação da Terra, navegação por satélite ou comunicação por satélite, por exemplo). Anexamos o flyer explicativo e uma apresentação mais detalhada.

Caso tenham interesse poderão contactar Carla Duarte, que está disponível para prestar todos os esclarecimentos necessários e dar orientações para preparar os processos.

Carla Duarte

Innovation Manager 

Departamento de Valorização do Conhecimento e Inovação  |   Knowledge Valorization and Innovation Department

Instituto Pedro Nunes, Rua Pedro Nunes, 3030-199 Coimbra, Portugal |+351 239 700900 | www.ipn.pt | vci@ipn.pt

cduarte@ipn.pt | +351 239 700926 | Skype: capduarte

ESA Business Incubation Centre Portugal |  space.ipn.ptspace@ipn.pt