V Congresso Português de Alimentação e Autarquias

“O papel da Alimentação na Identidade e Competitividade das regiões” é o tema do Congresso Português de Alimentação e Autarquias deste ano, que vai decorrer nos dias 27 e 28 de junho, no Palácio Vila Flor, em Guimarães.

Ano após anos, o congresso tem vindo a tornar-se num lugar ideal para divulgar e conhecer projetos e boas práticas do setor. Autarquias, de norte a sul do país, são, aqui, convidadas a partilhar experiências. E para saber o que de melhor se faz noutros países mais experientes nesta área, contactaram-se também especialistas internacionais.

A alimentação é considerada um fator de crescimento, de promoção turística e de desenvolvimento das regiões. O tema deste ano pretende introduzir uma perspetiva da alimentação como meio para alcançar uma região mais saudável, mais competitiva e mais geradora de riqueza, capaz de funcionar no seu todo, sem por isso perder a sua identidade alimentar.

Ao longo dos dois dias, cinco subtemas vão ser abordados:

  • O papel da alimentação saudável no crescimento e geração de emprego a nível local – da produção agrícola ao turismo gastronómico;
  • Projetos autárquicos de sucesso na área alimentar;
  • Competitividade das regiões e o estado de saúde e educação alimentar nas populações;
  • Desigualdades alimentares e sociais e o papel das autarquias;
  • O desafio da inovação e tecnologia da área alimentar.

 

Importa referir que a Associação In Loco foi convidada para fazer uma apresentação neste fórum que vai versar sobre boas práticas no relacionamento entre autarquias e associações de desenvolvimento local, nomeadamente no que respeita à transformação dos produtos alimentares identitários em oportunidades de negócio.

O congresso conta com o apoio científico e institucional da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, da Direção-Geral da Saúde e da ADRAVE – Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave.

O programa completo deste quinto congresso pode ser consultado aqui. Para mais informações sobre as inscrições aceda a este link