VOLTA DE APOIO AO EMPREGO 2020

Decorreu ontem, dia 25 de novembro, mais uma Sessão da Volta de Apoio ao Emprego organizada pelo Centro de Informação Europe Direct da Área Metropolitana de Lisboa (CIED-AML), entidade acolhida pela ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). Desta feita e face aos constrangimentos causados pela pandemia COVID-19, o formato adotado foi em webinar, na plataforma zoom.

A sessão teve 26 participantes e foi extremamente dinâmica. O Gestor do CIED-AML e o Vice-Presidente do IPS, deram as boas vindas, seguidos da intervenção do Diretor do IEFP de Setúbal, Dr. José Luís, que abordou o impacto da pandemia no mercado de trabalho nacional e as medidas que foram criadas para minimizar os seus efeitos negativos. De seguida interveio a Dra. Ana Rosa da OIT, abordando os desafios da empregabilidade jovem qualificada. A Dra. Ana Paula Santos, Conselheira EURES, fez a apresentação do Portal da Mobilidade Profissional e quais as vantagens do Programa. Para concluir, tivemos a participação de dois Diplomados do IPS a desenvolverem a sua atividade profissional na Dinamarca e na Alemanha que, na primeira pessoa, nos falaram das suas experiências.  No final foi aberto um espaço para perguntas que se revelou muito concorrido.

A Volta do Apoio ao Emprego é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a rede de Centros de Informação Europe Direct, visando sublinhar o comprometimento continuado das instituições europeias com o emprego e a melhoria da empregabilidade.

Aproveitou-se a iniciativa para dar a conhecer a Exposição Virtual (3D) “O Pilar Europeu dos Direitos Sociais” que será divulgada em conjunto pelo CIED-AML, pelo IPS e pelo IEFP. A mesma poderá ser visitada em https://widestudio.pt/ce3d/