LEADER +

A ADREPES desenvolveu vários projectos nacionais e transnacionais no âmbito dos vectores 1 e 2 da iniciativa comunitária Leader+.

Foi definido o seguinte objectivo geral, inserido no tema “Valorização dos produtos locais”: “Promoção de um modelo de desenvolvimento integrado do território - em espírito de cooperação e parceria, com o envolvimento das populações e na salvaguarda da preservação das identidades rurais, face a um contexto periurbano de forte pressão competitiva - através da potenciação sustentável dos seus recursos endógenos, mediante uma dupla valorização: (1) reforço da competitividade das actividades económicas (agrícola, florestal e turística) por via da qualificação de produtos e serviços locais, diferenciados e de qualidade; e (2) defesa e valorização do património ambiental, paisagístico, natural e cultural”.

Concretamente, pretende-se, por um lado, reforçar a competitividade do tecido empresarial da Zona de Intervenção, apoiando a valorização das actividades agrícola, florestal e turística, através da modernização comercial dos serviços e dos produtos agro–alimentares diferenciados e de qualidade, com origem local, e, por outro, apostar na defesa, preservação e promoção do vasto e riquíssimo património paisagístico, natural e cultural existente no território, fomentando práticas e actividades compatíveis com a protecção do ambiente.

Toda a estratégia de desenvolvimento é concebida tendo como pressupostos a participação activa das populações, a salvaguarda das identidades rurais e a existência de um espírito de cooperação e parceria com os agentes económicos e sociais locais, o que constitui um poderoso elemento de união, na medida em que permite o estabelecimento de laços de solidariedade indispensáveis ao sucesso do processo de desenvolvimento.

Os cinco anos de trabalho ao serviço do LEADER+ permitiram trazer para o território um financiamento superior a quatro milhões de euros, distribuídos por pequenos projectos que desenvolveram e diversificaram a economia rural. Foram financiados mais de 150 projectos que geraram dezenas de postos de trabalho e, mais do que isso, foram a única alternativa de apoio que permitiu, aos promotores, concretizar os seus objectivos.

Alguns Projetos

  • Heranças dos Vinhos do Sul

EQUAL

A Iniciativa Comunitária Equal foi co-financiada pelo Fundo Social Europeu (FSE) e ocupou-se de medidas de prevenção e de combate ao desemprego, promovendo o desenvolvimento de recursos humanos e a igualdade de oportunidades para todos no acesso ao mercado de trabalho.

A ADREPES em conjunto com diversas entidades públicas e privadas de âmbito local e nacional desenvolveu três projectos Equal:
 
PROVE – Promover e Vender, de que foi a entidade coordenadora
 
R4E – Recursos para o Empreendedorismo
 
IDEIAS – Intervenção, Desenvolvimento, Emprego, Inserção e Actividades Sustentáveis
 
Os projectos Equal eram desenvolvidos por parcerias de desenvolvimento e passam por três acções: diagnóstico, experimentação e disseminação.
 
As parcerias tiveram a possibilidade de testar as soluções inovadoras para resolver os problemas detectados durante a fase de diagnóstico. De acordo com os resultados alcançados, a solução passou por um processo de validação por parte de peritos, sendo posteriormentre disseminada noutros territórios.