Publicado em 28 de Outubro de 2025

Casa do Castelão – Wine Hostel financiado pela Adrepes foi inaugurado em Fernando Pó

A ADREPES esteve presente, no dia 24 de outubro de 2025, na inauguração da Casa do Castelão – Wine Hostel, um novo espaço de enoturismo e alojamento local instalado na antiga escola primária da aldeia vinhateira de Fernando Pó, no concelho de Palmela.

O projeto, apoiado pela ADREPES, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), com um investimento de 113.450,00€ e um financiamento de 56.725,00€ é um exemplo de valorização do património rural e de promoção da identidade vinícola da região. A reconversão da antiga escola primária num alojamento temático dedicado ao vinho reforça o posicionamento de Fernando Pó como uma das aldeias vinhateiras de referência na Península de Setúbal.

A inauguração contou com a presença dos promotores do projeto Ana Aguiar da Costa e Bruno Costa da Quinta da Riscadinha – Sociedade Agrícola Unipessoal, Lda, sob a marca Húmus Farm, representantes da Câmara Municipal de Palmela, da União das Freguesias de Poceirão e Marateca, da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal (ARVPS), produtores locais e da comunidade de Fernando Pó.

Durante a cerimónia, o Dr. Álvaro Amaro, Presidente da Câmara Municipal de Palmela destacou a importância deste tipo de iniciativas de empreendedorismo que combinam o enoturismo, a recuperação do património e a dinamização das economias locais, contribuindo para a fixação de pessoas e para o desenvolvimento sustentável do território. Seguiu-se por parte da Húmus Farm uma visita guiada pelo alojamento.

O Wine Hostel – Casa do Castelão pretende ser mais do que um espaço de alojamento: é uma homenagem à tradição vitivinícola do território, um espaço de informação e acolhimento sobre “Fernando Pó, Palmela e o Castelão”, proporcionando aos visitantes uma experiência autêntica, centrada no vinho, na cultura e nas gentes de Fernando Pó.

Receba a nossa newsletter