A ADREPES em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. (CCDR LVT, I.P.), organizou no dia 29 de março uma ação de capacitação em agricultura regenerativa em Torres Vedras, dirigida aos agricultores da Península de Setúbal.
A iniciativa teve como objetivo a divulgação de boas práticas agrícolas regenerativas e o reforço da ligação entre produção sustentável e alimentação saudável, promovendo também os princípios da dieta mediterrânica.
O programa incluiu uma sessão de formação conduzida por Sérgio Nicolau, agrónomo e produtor de vinho certificado em modo regenerativo, que abordou os seguintes temas: nutrição de plantas, gestão de cobertos vegetais, melhoria da estrutura do solo, produção de bioestimulantes e eficiência de pulverização.
O almoço incluiu um momento gastronómico com showcooking dinamizado por Catarina Bianchi, que destacou a importância da utilização de produtos locais nas receitas inspiradas na dieta mediterrânica.
Durante a tarde foi realizada uma visita de campo, com demonstração de práticas em vinha cultivada em regime de agricultura regenerativa e observação de outras culturas.
A avaliação dos participantes foi unânime em considerar que a ação permitiu aprofundar conhecimentos para melhorar e restaurar os ecossistemas agrícolas.