Os produtores PROVE da Península de Setúbal estão a receber visitas de acompanhamento técnico nas suas explorações agrícolas com o objetivo de implementar o Sistema Participativo de Garantia (SPG).
As visitas são realizadas por representantes de produtores, consumidores e pela equipa técnica que integra a Rede PROVE com o intuito de verificar o cumprimento do referencial adaptado à venda de cabazes.
O referencial SPG PROVE engloba vários critérios associados ao sistema produtivo e ao processo de comercialização que vão desde a aferição da associação e rotação de culturas, a compostagem, a adubação, o sistema de rega, o controlo de pragas, doenças e infestantes, a higiene e segurança alimentar e as condições de trabalho.
O SPG pretende garantir a qualidade do processo de produção e comercialização das explorações agrícolas que integram o PROVE, envolvendo agricultores, consumidores, entidades públicas e privadas, na verificação de normas definidas e aceites por todos, numa lógica de confiança e partilha de conhecimentos.
Através do projeto 3C – Cooperação em Circuitos Curtos, financiado pela abordagem LEADER do PDR2020, tem sido possível à ADREPES proceder ao acompanhamento técnico necessário à implementação do SPG, acreditando, valorizando e impulsionando cada vez mais a marca PROVE.
Para mais informações contacte:
adrepes@adrepes.pt; prove@prove.com.pt; 212 337 930