No âmbito do projeto FARCLIMATE, a ADREPES marcou presença no evento realizado em Andorra La Vella.
O projeto FARCLIMATE visa implementar, através de Living Labs, soluções transformadoras no caminho para a resiliência climática em pelo menos 20 regiões e comunidades em toda a Europa nos setores das pescas, da agricultura e das florestas.
No território de intervenção da ADREPES, o projeto será desenvolvido em articulação com o DLBC Costeiro, enquanto estudo de caso, através do qual serão analisados os efeitos das alterações climáticas na pesca e respetivas comunidades costeiras. Estima-se desenvolver soluções, participativas, que contribuam para a mitigação dos efeitos e adaptação das comunidades e respetivos ecossistemas para os impactos daí provenientes.

O encontro reuniu cerca de 30 participantes de diversos países – entre os quais Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Albânia, Roménia, Finlândia e Estados Unidos – criando um espaço de diálogo e cooperação internacional.
O evento contemplou a realização de vários workshops e atividades de teambuilding relativos à identificação de stakeholders, elaboração de matrizes SWOT e definição de objetivos SMART, a nível ambiental e socioeconómico. Foram ainda apresentados estudos de caso, já implementados noutros territórios, permitindo a troca de experiências, a partilha de boas práticas e a discussão de desafios comuns.
Entre os principais desafios identificados, destacam-se a necessidade de reforçar a articulação entre os vários intervenientes do setor das pescas e a revisão da legislação, por forma a responder aos impactos das alterações climáticas.
Para mais informação consulte: https://farclimate-project.eu/