No próximo dia 18 de outubro, no período da tarde, a ADREPES organiza o 1º Encontro sobre Sistemas Participativos de Garantia, integrado no âmbito do projeto Sistema de Certificação Participativa dos Circuitos Curtos Agroalimentares (CCA) financiado pela Rede Rural Nacional.
O encontro pretende reunir produtores e técnicos locais com o objetivo de refletir sobre os princípios base do sistema participativo associado à modalidade cabazes, numa lógica de co-construção e partilha coletiva.
A ADREPES é a entidade coordenadora do projeto aprovado no âmbito da Ação 20.2 – Rede Rural Nacional – Área de Intervenção 3, da Medida 20 – Assistência Técnica do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 e que integra na parceria a DRAPLVT – Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e os seguintes Grupos de Ação Local:
- ADER-SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa
- ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte
- ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave
- COIMBRA MAIS FUTURO – Associação de Desenvolvimento Local de Coimbra
- MONTE – Desenvolvimento Alentejo Central, ACE
- PRÓ-RAIA – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte
- TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior
O projeto conta ainda com o acompanhamento técnico e científico do Instituto Superior de Agronomia e do Instituto Politécnico de Setúbal.
As atividades estão centradas na construção da metodologia de certificação participativa, na divulgação e partilha de conhecimentos, na definição de propostas de política e recomendações estratégicas para apoiar a dinamização e expansão dos CCA.
Até ao momento foram envolvidos 42 produtores e 1.200 consumidores que partilharam as suas expetativas e interesses na implementação de um Sistema Participativo de Garantia.
Mais informações:
212 337 930
