Publicado em 26 de Janeiro de 2024

ADREPES organiza Conferência “MAR 2030 – Oportunidades de Financiamento”

No dia 25 de janeiro decorreu no Cineteatro Municipal João Mota em Sesimbra a Conferência “MAR 2030 – Oportunidades de Financiamento”, uma organização da ADREPES em parceria com a Câmara Municipal de Sesimbra, que contou com a presença de 77 participantes.

A sessão de abertura teve início com um breve apontamento musical na voz do cantor Luís Talkim, que terminou a sua atuação com uma aclamação ao Cabo Espichel.

Joaquim Carapeto, Presidente da ADREPES, abriu a conferência, salientando o trabalho desenvolvido pelo GAL ADREPES COSTEIRO nos anteriores períodos de programação, que foi pautado pelos princípios da abordagem LEADER, na conceção e execução das estratégias de desenvolvimento local, concebidas pelos atores locais. Referiu que o GAL impulsionou a realização dos sonhos dos promotores através do financiamento dos seus projetos que se diferenciam no território.

Seguiu-se a nota de abertura do Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, que destacou o mérito do trabalho desenvolvido pela ADREPES, que conseguiu verter na estratégia as aspirações da comunidade local, o que lhe conferiu a obtenção do primeiro lugar nas candidaturas apresentadas em Portugal Continental e consequentemente o melhor envelope financeiro nacional, o que permitirá alavancar novos investimentos no território.

O painel “MAR 2030 – Oportunidades de Financiamento” contou com as apresentações da Gestora da Autoridade de Gestão do Mar 2030, Dina Ferreira e da Diretora Executiva da ADREPES, Natália Henriques.

Dina Ferreira apresentou as prioridades e medidas do Programa Mar2030, que disponibiliza 539 milhões de euros de apoio público para financiar os sectores da pesca e da aquicultura e outras atividades ligada ao mar. Enalteceu o trabalho dos GAL na execução de estratégias que permitem apoiar projetos que não são passíveis de enquadrar noutras medidas, como por exemplo na área social e no turismo. Para a Gestora do Programa, a ADREPES é o rosto da Autoridade de Gestão e a resposta de proximidade no território da Península de Setúbal.

O vídeo de apresentação do Programa MAR2030 pode ser visto aqui.

Natália Henriques centrou a sua apresentação nos objetivos da estratégia do GAL ADREPES COSTEIRO e nas tipologias de operações que são passíveis de vir a ser financiadas com o orçamento de 3,5 milhões de euros, perspetivando-se a abertura de concursos em fevereiro. Referiu ainda que na “auscultação ao território” foram rececionadas 36 intenções de candidatura que, ao concretizarem-se, quase esgotam a totalidade do orçamento disponível. Reforçou a necessidade do território em responder aos desafios colocados pelo Mar2030 através da submissão de candidaturas que cumpram os critérios de elegibilidade. Foi ainda exibido um vídeo exemplificativo dos projetos apoiados pelo Mar 2020.

O vídeo sobre o DLBC Costeiro da Península de Setúbal pode ser visto aqui.

Seguiu-se o testemunho dos promotores José Saleiro – Vertente Natural, Márcia Pinto – Salina Greens e Marta Samagaio – Associação de Armadores da Pesca Artesanal e Local do Centro e Sul que apresentaram os seus percursos, sucessos e histórias ao abrigo dos apoios concedidos pelo GAL ADREPES COSTEIRO. De referenciar que os três projetos destes apresentados foram considerados exemplos de boas práticas nacionais e europeias, pela FAMENET (Rede europeia de GALS), pelas suas características diferenciadoras e inovadoras.

Recorde-se que a ADREPES é a entidade gestora da parceria GAL ADREPES COSTEIRO que integra 46 entidades públicas e privadas que se reúnem em torno de uma estratégia de desenvolvimento local para um território sub-regional da Península de Setúbal que incluí os concelhos de Alcochete, Almada, Moita, Montijo, Sesimbra e Setúbal.

Contem connosco contamos convosco. Muito obrigada!

 

Para mais informações contacte: adrepes@adrepes.pt ou 212 337 930.

Receba a nossa newsletter