A ADREPES participou no dia 01 de abril de 2025, na 2ª reunião do Grupo de Acompanhamento dos Roteiros “Arrábida Zero Emissões”, realizada na sede da Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA), em Setúbal.
Este grupo de trabalho tem com principais objetivos monitorizar a implementação de medidas de descarbonização até 2050, mas sobretudo partilhar e criar sinergias entre as entidades que assinaram o Memorando de Entendimento para a Neutralidade Carbónica do Território Arrábida que inclui os Municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra.
Esta iniciativa permitiu também acolher os novos signatários deste Memorando e apresentar projetos em curso, promovidos pela ENA, dos quais se destacam, no âmbito da atividade da ADREPES no apoio a agricultores e empresários do setor das pesas, os seguintes:
- “REGADIO EFICIENTE” tem como objetivo aumentar a eficiência energética, hídrica e de produtividade nos sistemas de rega das culturas, apoiando os agricultores na instalação de soluções de rega eficientes e aumentando o rendimento das explorações agrícolas de regadio (ex. painéis solares fotovoltaicos, programadores de rega e variadores de velocidade nas bombas hidráulicas) adequando os volumes de rega às necessidades reais das plantas.
- “Frio Eficiente” que visa introduzir tecnologias mais eficientes nos sistemas de refrigeração de lotas e mercados municipais, substituindo as atuais unidades compressoras das câmaras frigoríficas por outras de alto rendimento mais eficientes, com impactos significativos nos seus custos de operação.
Sendo um dos desígnios da Estratégia da ADREPES “Fomentar a economia circular e sustentável”, é nosso propósito continuar a participar nas iniciativas que contribuam para a gestão sustentável dos recursos do território, ao nível da transição digital, eficiência energética, descarbonização e gestão de resíduos.
Para mais informações consulte www.adrepes.pt e www.arrabidazeroemissoes.pt.
