Nos dias 14 e 15 de maio, a ADREPES participou no I Fórum Europeu de Inovação Rural (EU-RIF), realizado em Amorebieta – Echano, no País Basco, com o objetivo de fortalecer as capacidades das comunidades locais para adotar inovações sociais, tecnológicas e empresariais que promovam o desenvolvimento sustentável e inteligente das áreas rurais.
Este evento de networking envolveu cerca de 60 participantes, dos quais 21 parceiros diretos do projeto FUTURAL Multi-Actor Pilots (MAPs) que pretende capacitar as áreas rurais através de soluções inteligentes inovadoras.
Foram realizados vários workshops sobre capacitação e estruturas de políticas e de governança e a apresentação de projetos de cocriação de inovações nos MAPs permitindo partilhar experiências e exemplos de boas práticas entre parceiros e especialistas do setor académico, empresarial e organizacional.

A iniciativa Leader foi reconhecida pelo seu valioso papel no estímulo a abordagens novas e inovadoras ao desenvolvimento das zonas rurais, através do envolvimento direto dos agentes locais na tomada de decisões. Assim, como principais desafios para o futuro destaca-se a necessidade de reforçar a metodologia LEADER, a simplificação do processo de acesso aos fundos comunitários para a implementação das Smart Villages e a necessidade de reforçar a aposta na criatividade e inovação para o empoderamento das comunidades rurais.
Para mais informação consulte: