No dia 29 e março, a ADREPES recebeu uma delegação de representantes de Grupos de Ação Local (GAL) do Nordeste da Estónia, constituídos por técnicos e parceiros dos GAL com o objetivo de visitar projetos locais LEADER, no território da Península de Setúbal.
A delegação, foi recebida pela ADREPES, onde foi feita uma apresentação do trabalho desenvolvido nos últimos 20 anos, na região da Península de Setúbal, com destaque para os mecanismos de financiamento, tipologias de projetos e referência a exemplos de boas práticas no âmbito dos circuitos curtos, com destaque para as iniciativas Cabaz do Peixe e cabaz PROVE. Este último, em 2016, venceu o prémio European Enterprise Promotion Awards – EEPA, na categoria “Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos”.
O grupo teve oportunidade de realizar uma visita à Queijaria Sabino Rodrigues, guiada por Suzeta Rodrigues, que transmitiu o processo tradicional de fabrico de queijo na Azóia, cuja arte e conhecimento passou de geração em geração, originando um produto local único que os participantes tiveram a oportunidade de degustar.


Este evento permitiu ainda a troca de experiências relativamente à realidade dos dois países, o trabalho desenvolvido pelos GAL com territórios costeiros e rurais, os desafios e as oportunidades de desenvolver projetos de cooperação no futuro.