Publicado em 03 de Abril de 2023

Assembleia Geral da ADREPES aprova Relatório de Gestão 2022

Decorreu dia 29 de março, a Assembleia Geral da ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, onde foi apresentado e aprovado, por unanimidade, o Relatório de Gestão de 2022. Merece destaque o cabal cumprimento e superação dos objetivos delineados para o exercício de 2022, que também se refletiram a nível financeiro com resultados positivos do exercício.

Os associados enalteceram o importante papel da ADREPES enquanto agente ativo de desenvolvimento da Península de Setúbal. Foi ainda reconhecido a importância do papel dos Grupos de Ação Local (GAL) a nível nacional e da ADREPES a nível local, pela sua intervenção de proximidade  nos seus territórios de atuação. Os GAL canalizam milhões de euros para os territórios através do financiamento de projetos, que criam postos de trabalho e dinamizam a economia local. No caso da ADREPES, nos seus 20 anos de intervenção na Península de Setúbal, já mobilizou 47 milhões de euros, que permitiram financiar mais de 600 projetos que criaram mais de cinco centenas de postos de trabalho direto.

Foi discutido o contexto de incerteza relativamente à implementação do próximo período de programação, tendo em conta que nada se sabe quando será disponibilizado o novo concurso para gestão de programas nas áreas rurais nacionais até 2030. O território da Península de Setúbal está integrado na Área Metropolitana de Lisboa e não tem nenhuma freguesia classificada como “rural”, embora existam freguesias classificadas como desfavorecidas. Neste enquadramento, os associados reconhecem que a experiência da ADREPES enquanto gestora de fundos estruturais é preponderante para eleger a Península de Setúbal para uma intervenção de proximidade ancorada na metodologia LEADER – Ligações entre Ações de Desenvolvimento da Economia Rural.

Neste seguimento, foi felicitada a Direção e a Equipa Técnica da ADREPES pelo meritório trabalho desenvolvido num território com características tão peculiares como a Península de Setúbal.

Receba a nossa newsletter
Todos os direitos reservados © ADREPES