A Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica (PRIMA) abriu concurso para 2024, com financiamento de projetos com abordagem integrada entre água, energia, alimentos e ecossistemas, de modo a abordar a natureza sistémica dos desafios que a região do Mediterrâneo enfrenta. A submissão das pré-propostas pode ser feita até ao início de abril, na página da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Os concursos abrangem duas seções:
- Secção 1 – 2024, financiado pelo H2020, com três tópicos em cada um dos pilares da agenda de investigação e inovação:
- Área temática 1 – Gestão da água – Sustentabilidade da agricultura irrigada Mediterrânica através da implementação da abordagem do nexo água-energia-alimentos-ecossistemas;
- Área temática 2 – Sistemas agrários – Adaptação transformativa dos sistemas de agricultura de sequeiro do Mediterrâneo, com recurso à utilização de técnicas de recolha de água para enfrentar a seca extrema em ambientes áridos e semi-áridos;
- Área temática 3 – Fileira agroalimentar – Desenvolver tecnologias sustentáveis e rentáveis adaptadas aos sistemas alimentares mediterrânicos para diminuir a perda e o desperdício de alimentos.
Prazo de submissão das pré-propostas: 2 de abril, 16h (Informações aqui)
- Secção 2 – 2024, com três tópicos a concurso para ações de investigação e inovação, financiado pelas agências de financiamento nacionais/regionais, enquadrado nos três pilares da Agenda Estratégica de Investigação e Inovação da PRIMA:
- Área temática 1 – Gestão da água – Abordagens eficazes na contabilização da água em condições de crise: alterações climáticas e choques externos;
- Área temática 2 – Sistemas agrários – Revitalização das práticas agro-florestais para o uso sustentável da terra e a resiliência climática na região do mediterrâneo;
- Área temática 3 – Fileira agroalimentar – Aproveitar os sistemas alimentares urbanos e locais para a transformação sustentável dos sistemas alimentares.
Prazo de submissão das pré-propostas: 4 de abril, 16h (Informações aqui)
Fonte: Rede Rural Nacional