A Comissão Europeia adotou, a 27 de março, o relatório sobre a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais da União Europeia (UE). Este relatório faz um balanço das ações já realizadas na prossecução dos objetivos da Visão e apresenta um conjunto de reflexões para o reforço da atuação e do apoio financeiro às zonas rurais, com base na execução do plano de ação rural da UE.
O relatório surge na sequência de um balanço dos contributos da Política Agrícola Comum (PAC) e da Política de Coesão para o desenvolvimento das zonas rurais no período de programação 2021-2027, que foi concluído em meados de 2023.
O primeiro capítulo do documento apresenta uma panorâmica dos principais indicadores e dos dados mais recentes relativos às zonas rurais. O segundo capítulo faz o balanço dos primeiros 30 meses de aplicação da Visão. O terceiro capítulo descreve as possíveis vias a seguir pelo plano de ação rural da UE e pelo Pacto Rural e inclui um conjunto de ideias sobre o apoio às zonas rurais apresentadas por outras instituições e partes interessadas da UE, bem como questões para reflexão. O relatório termina com uma descrição das oportunidades de debate destas ideias após as eleições europeias de junho de 2024.
O documento está disponível, em português, aqui.
Fonte: Federação Minha Terra