Publicado em 26 de Setembro de 2024

Como avaliar o valor acrescentado do LEADER?

A Rede Europeia da Política Agrícola Comum publicou recentemente um documento com orientações para a avaliação do valor acrescentado da abordagem LEADER no contexto dos Planos Estratégicos da Política Agrícola Comum 2023-2027 (PEPAC). No documento é proposto um quadro de avaliação que permita evidenciar os “benefícios (não necessariamente em termos financeiros) superiores aos custos adicionais decorrentes da aplicação deste método”.

A avaliação do LEADER é proposta a partir do pressuposto que o seu valor acrescentado consiste em três componentes principais: capital social valorizado, governação aperfeiçoada e melhores resultados e impactos dos projetos executados no âmbito das estratégias de desenvolvimento local (EDL).

São destinatários do documento as autoridades de gestão e os avaliadores dos PEPAC, bem como os Grupos de Ação Local (GAL) e as redes LEADER e outros defensores ou colaboradores dos GAL.

A publicação divide-se em quatro partes. A parte I apresenta o contexto e uma breve panorâmica do conceito de valor acrescentado do LEADER. A parte II centra-se na aplicação prática do conceito de valor acrescentado do LEADER a utilizar como base para a elaboração do quadro de avaliação e dá algumas indicações para a elaboração de um quadro de avaliação. A parte III consiste na apresentação de um exemplo do quadro de avaliação do valor acrescentado do LEADER e a parte IV inclui informações sobre os aspetos a ter em conta na interpretação das provas fornecidas pelos indicadores de valor acrescentado da LEADER e os fatores de sucesso conexos, a fim de responder às perguntas de avaliação.

Nos anexos são propostos indicadores, disponibilizados modelos de bases de dados, identificadas possíveis interpretações dos resultados e apresentados vários exemplos.

A publicação está disponível em Português aqui.

 

Fonte: Federação Minha Terra

Receba a nossa newsletter
Todos os direitos reservados © ADREPES