Publicado em 01 de Abril de 2025

Eurobarómetro “Os Europeus, a Agricultura e a Política Agrícola Comum (PAC)”

A Comissão Europeia disponibilizou os resultados do inquérito Eurobarómetro “Os Europeus, a Agricultura e a Política Agrícola Comum (PAC)”. O estudo, que recolheu respostas em todos os Estados-membros, mostra que a grande maioria dos europeus (78%) conhece a PAC, que 70% consideram que esta beneficia todos os europeus e não apenas os agricultores e que nove em cada dez defendem que a agricultura e as áreas rurais são importantes para o futuro da Europa.

Praticamente oito em cada dez europeus já ouviram falar da PAC, a política de apoio aos agricultores e às zonas rurais da União Europeia, cujas verbas correspondem a quase um terço do orçamento comunitário. A percentagem varia entre 67% na Bélgica e 92% na Suécia. Em Portugal 75% conhecem a PAC, mas apenas 12% afirmam “conhecê-la em pormenor”.

70% consideram que a PAC beneficia toda a sociedade e não apenas os agricultores. Entre os portugueses esta percentagem ascende a 78%, muito acima dos 55% registados entre os franceses.

A grande maioria (77%) acha que a PAC cumpre o seu papel na garantia do fornecimento estável de produtos alimentares e 71% que a política assegura a disponibilidade de alimentos de qualidade, sustentáveis, saudáveis e seguros. Em Portugal as percentagens são, respetivamente, de 89% e 88%, muito acima da média.

Para 92% dos inquiridos no total dos 27 Estados-membros a agricultura e as zonas rurais são importantes para o futuro da Europa. Em Portugal a percentagem é também de 92%.

Aceda aos resultados na página do Eurobarómetro.

 

Fonte: Federação Minha Terra

Receba a nossa newsletter