O Fundo Europeu de Investimento (FEI) e o Santander Portugal assinaram um acordo de garantia, apoiado pelo programa InvestEU.
Este acordo desbloqueará um valor máximo de 250 milhões de euros em três áreas de negócio distintas de empréstimos a favor de empresas em Portugal: Sustentabilidade, Educação e Setores Culturais e Criativos.
A Linha FEI Sustentabilidade tem como objetivo apoiar projetos que contribuam para a mitigação e adaptação às alterações climáticas e para uma economia mais sustentável, circular e neutra em carbono. Incluem-se vários tipos de investimento: empresas classificadas como “sustentáveis”; no âmbito das energias renováveis, dos edifícios sustentáveis, da melhoria da eficiência energética na indústria, na mobilidade com zero ou baixas emissões de CO2; investimento sustentável na agricultura e silvicultura; e na acessibilidade social.
A Linha FEI Competências e Educação foi criada para financiar projetos educativos, de formação e de requalificação, de modo a atrair e capacitar mais pessoas para o mercado de trabalho, respondendo assim às necessidades específicas do país e da economia em geral.
A Linha FEI Setores Culturais e Criativos pretende apoiar empresas que investem nestas áreas (tais como restauro, bibliotecas, imprensa, arquitetura, artes do espetáculo, audiovisuais, entre outros), com o duplo propósito de contribuir, por um lado, para a preservação da diversidade cultural do país e, por outro, para o desenvolvimento de setores com elevada componente de capital humano.
As operações irão beneficiar de uma garantia de 70% do FEI e têm um prazo máximo de 12 anos. Os montantes máximos de financiamento variam consoante a Linha, podendo atingir, no caso da Sustentabilidade, um valor de €15 milhões.
