Publicado em 19 de Outubro de 2023

Península de Setúbal acolheu o Encontro Nacional PROVE 3C

O Encontro Nacional PROVE 3C realizou-se nos dias 16 e 17 de outubro na Península de Setúbal, especificamente nos concelhos de Palmela e da Moita, e reuniu 70 participantes, entre produtores e técnicos de várias regiões do país.

O encontro integra uma das atividades do projeto de cooperação nacional “3C – Cooperar em Circuito Curto”, financiado pela Medida LEADER do PDR 2020 e conta com uma parceria de 6 Grupos de Ação Local (GAL), a saber: ADER-SOUSA, ADREPES, ATAHCA, DUECEIRA, LEADER OESTE e RAIA HISTÓRICA.

O dia 16 de outubro foi reservado à partilha de conhecimentos e boas práticas, iniciando-se com um workshop sobre a dieta mediterrânica e a alimentação saudável, proporcionado pelo Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, seguindo-se um show cooking sobre sopa caramela, prato típico do concelho de Palmela confecionado com os produtos colhidos na horta, essencialmente, feijão, batata e couve, juntando-se enchidos e carne de porco.

No período da tarde foi realizada visita a uma exploração agrícola no concelho da Moita que há 14 anos faz entregas de cabazes através do PROVE (www.prove.com.pt). Após um breve enquadramento e explicação do histórico da exploração agrícola que passou por três gerações de produtores, foram realizadas oficinas práticas rotativas ministradas pelas técnicas afetas ao projeto de cooperação 3C.

A técnica da ADREPES, abordou as boas práticas na produção de hortofrutícolas frescos com enfoque no uso do solo e da água, na aplicação de fertilizantes e produtos fitofármacos, na importância do registo de campo, na proteção do aplicador e o respeito dos intervalos de segurança, e na rotação e consociação de culturas.

Por sua vez, a técnica da ATAHCA explicou os procedimentos associados à higiene e segurança alimentar na preparação dos produtos para comercialização em cabaz, com especial relevância para a higienização das bancadas, meios de transporte, locais de entrega e distribuição, utilizando exemplos práticos para evitar contaminações cruzadas.

A técnica da ADER-SOUSA elucidou sobre a utilização dos resíduos da exploração agrícola com especial cuidado nos procedimentos associados ao processo de compostagem, queima e intervalo entre colheitas.

Após um lanche com produtos da quinta, gentilmente preparado pela Fazenda Concordio, seguiu-se uma breve explicação sobre o Sistema Participativo de Garantia (SPG) e a forma como modo ser implementado aos cabazes PROVE.

O dia 17 de outubro de manhã decorreu na Biblioteca Municipal de Palmela e contou com a moderação da ADREPES, tendo início com uma apresentação sobre a história do PROVE, que, em 2024, completa 20 anos de existência. Seguiu-se uma explicação sobre os objetivos e atividades do projeto 3C pela ADER-SOUSA, entidade coordenadora da parceria.

Maria da Visitação Encarnação, produtora de Sesimbra e pioneira do PROVE, foi homenageada pela sua dedicação e compromisso ao longo de 20 anos de entregas de cabazes.

Após este momento, foram realizados grupos de trabalho, animados pelos técnicos dos GAL, onde os participantes refletiram sobre a diferenciação do negócio PROVE no mercado, estratégias e recursos para a sustentabilidade deste circuito curto agroalimentar.

Para mais informações contacte: adrepes@adrepes.pt ou 212 337 930.

Receba a nossa newsletter
Todos os direitos reservados © ADREPES