Estão abertas até 14 de fevereiro de 2025 as candidaturas ao Prémio Michael Dower para a resiliência da Europa rural. Michael Dower foi um conhecido defensor do desenvolvimento rural sustentável e participado na Europa. O Prémio Michael Dower honra o seu legado, reconhecendo aqueles que deram um contributo notável para a construção da resiliência das comunidades rurais na Europa. Este prémio procura também reconhecer iniciativas que muitas vezes passam despercebidas, mas que desempenham um papel crucial no reforço da resiliência rural.
O Prémio é composto por duas categorias principais:
- Prémio para uma iniciativa comunitária notável no domínio da resiliência rural
- Prémio para um indivíduo de destaque no domínio da resiliência rural
Conheça as condições de participação aqui.
Quem foi Michael Dower?
Na sua carreira académica e profissional no Reino Unido, de onde era natural, Michael Dower foi gestor do Parque Nacional de Peak District, Diretor-Geral da Countryside Commission e Professor de Desenvolvimento Rural Europeu na Universidade de Gloucestershire.
Na União Europeia, aconselhou o Conselho da Europa na redação da Convenção Europeia da Paisagem.
Como acérrimo defensor do desenvolvimento rural participado na Europa alargada, foi simultaneamente um animador provocador e convocador. Fundou e orientou uma vasta gama de redes e organizações da sociedade civil em toda a Europa. Co-fundou e dirigiu a ECOVAST, o Conselho Europeu da Aldeia e da Pequena Cidade, a Euracademia para o Desenvolvimento Rural, a PREPARE – Parceria de Pré-Adesão para a Europa Rural e a ARC – Convenção Agrícola e Rural.
Desempenhou um papel fundamental na criação e apoio aos Parlamentos Rurais Nacionais, especialmente na Europa Central e Oriental e nos países dos Balcãs Ocidentais. Foi também cofundador e co-coordenador do Parlamento Rural Europeu e um parceiro próximo da ERCA – Associação Europeia das Comunidades Rurais, do Fórum Synergies, da AEIDL – Associação para a Inovação no Desenvolvimento Local, do SWG – o Grupo de Trabalho Permanente para o Desenvolvimento Rural e Regional no Sudeste da Europa, do movimento rural sueco “Toda a Suécia viverá” e da ELARD – Associação Europeia LEADER para o Desenvolvimento Rural.
Fonte: Federação Minha Terra