Publicado em 08 de Abril de 2022

“Queijos de Portugal” representados no Festival Queijo, Pão e Vinho de 2022

Os “Queijos de Portugal” é um projeto de cooperação, desenvolvido por 10 GAL nacionais e visa promover, sob a mesma marca, os queijos nacionais produzidos em regiões com Denominação de Origem Protegida (DOP) através da criação de um produto turístico inovador baseado em destinos e experiências associadas ao queijo.

Na Península de Setúbal, região DOP do Queijo de Azeitão, a ADREPES é responsável pela implementação do projeto. Neste seguimento, os “Queijos de Portugal” estiveram representados no Festival do Queijo Pão e Vinho, que teve lugar no concelho de Palmela de 1 a 3 de abril. Para além da participação institucional da ADREPES, RUDE, ADER-AL, ADRUSE, TERRAS de Sicó e a DOURO SUPERIOR, estiveram representadas todas as regiões com Queijo DOP, que os participantes tiveram oportunidade de degustar. Para além disto, o projeto contou ainda com a participação dos produtores de Queijos da Beira Baixa, de Nisa, Serpa e Rabaçal. O Queijo de Azeitão estava patente no pavilhão principal do certame. Nos dias 2 e 3 realizaram-se showcookings sob a responsabilidade do Chef Óscar Cabral, que confecionou diversas receitas com os queijos DOP nacionais, que foram harmonizadas com vinhos da DOP da região.

O Festival integrou, também, espaços de exposição e venda de produtos locais como o queijo, o pão, o vinho, a doçaria, entre outros; contou ainda com tendas gastronómicas, apontamentos musicais, demonstrações equestres, tosquias e corridas de ovelhas, entre outras atividades de animação.

A próxima ação do projeto “Queijos de Portugal”, terá lugar no final do mês com uma visita à Rota do Queijo da Extremadura (Espanha), que se constitui como um exemplo de boas práticas.

Receba a nossa newsletter
Todos os direitos reservados © ADREPES