Os desafios demográficos como o envelhecimento, a fuga de “cérebros”, o despovoamento e as disparidades entre as zonas rurais e urbanas estão a afetar cada vez mais a competitividade regional e a coesão social. O relatório de 2024 do Comité das Regiões Europeu descreve os problemas mais prementes que as regiões enfrentam e as soluções no terreno para informar as decisões políticas da União Europeia.
No documento é feito um levantamento das principais necessidades e expetativas das regiões e municípios europeus.
O que preconizam as regiões e os municípios?
- Apoiar o desenvolvimento rural em prol de um ambiente de vida de elevada qualidade, incluindo infraestruturas e serviços públicos; atrair empresas inovadoras e garantir empregos de qualidade, novas competências e uma agricultura sustentável.
- Reforçar o papel das regiões na governação da política agrícola comum, com base em estratégias regionais para a segurança alimentar e o desenvolvimento rural.
- Transformar a visão a longo prazo numa agenda rural europeia concreta, que inclua um orçamento, metas e indicadores específicos; introduzir uma abordagem multifundos, com uma afetação mínima de fundos europeus a projetos agrícolas e não agrícolas nas zonas rurais.
- Reforçar a abordagem LEADER, as iniciativas «aldeias inteligentes» e os grupos de ação local em todos os fundos.
- Instituir um Ano Europeu da Europa Rural e um prémio europeu para as aldeias inteligentes.
Relatório disponível AQUI
Fonte: Federação Minha Terra