Publicado em 30 de Outubro de 2025

RNAES lança ferramenta de ciência cidadã para avaliar hábitos alimentares

A aplicação “Somos o que comemos?”, lançada RNAES – Rede Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável, permite conhecer o nível de adesão à Dieta Mediterrânica, recolher e partilhar receitas e refeições do dia a dia, avaliar o desperdício alimentar e incentivar a adoção de escolhas alimentares mais equilibradas.

Antes do desenvolvimento da aplicação foi aplicado à população portuguesa um questionário, que permitiu definir a metodologia a adotar para analisar os hábitos alimentares. Esta ferramenta está agora disponível e os cidadãos são convidados a explorá-la e a contribuir ativamente para a produção de conhecimento científico.

Participe na investigação! Partilhe o que come, inspire outros e ajude a construir um futuro mais saudável. A aplicação está disponível em https://oquecomemos.rnaes.pt/ e pode ser usada no browser ou instalada no computador ou no telemóvel.

RNAES é um projeto apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O consórcio desta iniciativa é composto pelo Food4Sustainability CoLAB (coordenação), Instituto Politécnico de Viseu, Federação Minha Terra, Associação In Loco, CCDR Centro, Associação Jovens Agricultores de Portugal, Biosphere Portugal, Lafobio Lda, Ervital Lda, Egocultum Lda, Renato Rocha Lda e Monte da Provença Lda. Além destes parceiros, participam na rede as 22 parcerias criadas no âmbito do Plano Nacional para Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), lideradas pelos Grupos de Ação Local. Os 22 projetos do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável foram financiados pelo PDR2020.

Mais informações: www.rnaes.pt | https://www.pratocerto.pt/rnaes-rede-nacional-para-alimentacao-equilibrada-e-sustentavel

Receba a nossa newsletter