Decorreu no passado dia 18 de março, na Escola Superior Agrária de Santarém, o Seminário de encerramento do projeto de cooperação interterritorial “Enoturismo: um Mosaico de Experiências”, financiado pela Medida 10.3 – Cooperação Interterritorial e Transnacional do PDR 2020. São parceiros, os Grupos de Ação Local (GAL) ADREPES, ADER-AL, ADL e APRODER.
Esta iniciativa contou com 60 participantes dos vários territórios envolvidos, dos quais se destacam os agentes locais do território da Península de Setúbal, sobretudo aderentes da Associação da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal (ARVPS). Desde o início do projeto que os agentes locais marcaram presença nas diferentes atividades desenvolvidas face ao interesse desta temática para o território.

O programa contemplou, no período da manhã, a apresentação dos resultados do projeto, uma mesa redonda para a discussão do futuro do enoturismo nos territórios envolvidos e uma prova de sabores regionais com harmonização vínica. De tarde, foram realizadas visitas à Adega Cooperativa do Cartaxo e ao Museu Rural e do Vinho do Cartaxo.

Natália Henriques, Diretora Executiva da ADREPES, na qualidade de GAL líder desta parceria, apresentou os principais resultados do projeto, destacando-se: o Manual de elaboração de Cartas de Vinhos; a brochura do projeto focada nos recursos enoturísticos dos territórios parceiros; eventos e as ações de capacitação para os agentes locais (harmonização vínica e serviços de vinhos); a realização de visitas técnicas de benchmarking ao Chile e Hungria; a implementação de um sistema de informação e sinalização turística inteligente – plataforma “INVENTRIP e a edição de dois filmes promocionais, um específico da Península de Setúbal – “Da vinha ao vinho – Enoturismo, tradição e cultura” e o vídeo geral do projeto que foi exibido no evento, ilustrando a multiplicidade de experiências turísticas singulares que podem ser desenvolvidas em torno do vinho.
Este evento constituiu um momento de debate, partilha e reflexão conjunta sobre o futuro do Enoturismo, tendo sido consensual a importância do trabalho em rede para a estruturação e promoção integrada deste setor na afirmação dos territórios.
Mais informações disponíveis no portal www.adrepes/cooperacao/.