Publicado em 20 de Dezembro de 2022

Sessão Comemorativa do 20º Aniversário da ADREPES

Decorreu no dia 14 de dezembro na Biblioteca Municipal de Palmela, a Cerimónia Comemorativa do 20º Aniversário da ADREPES.

O momento contou com a participação de uma centena de convidados que se juntaram à sessão solene conduzida pela Diretora Executiva da ADREPES, Natália Henriques e que teve como oradores Rui Rafael da Autoridade de Gestão do Programa de Desenvolvimento Rural 2020, Sofia Martins da Associação de Municípios da Região de Setúbal e Joaquim Carapeto, Presidente da associação.

Rui Rafael, saudou a ADREPES pelo seu aniversário, sendo a única instituição nacional que atua na vertente rural, costeira e urbana na gestão dos fundos comunitários do DLBC – Desenvolvimento Local de Base Comunitária. Mencionou ainda, a importância dos parceiros na implementação e acompanhamento das estratégias de desenvolvimento local, numa lógica de compromisso e de relevante influência institucional em prol da região. Perspetivou os desafios do próximo quadro comunitário no cumprimento das metas estabelecidas pela União Europeia e da mais valia de Portugal poder contar com os GAL na dinamização dos fundos europeus.

Sofia Martins, deu especial destaque à importância das equipas técnicas que fazem acontecer os projetos e os sonhos dos promotores. Num território em crescente mudança e que encerra em si dinâmicas tão diversas é importante contar com a ADREPES num trabalho de enorme proximidade e dedicação.

Joaquim Carapeto, centralizou o seu discurso em três palavras: Coragem, Resiliência e Valentia. Coragem das entidades que estiveram na base da parceria da ADREPES e aceitaram o desafio de implementar a abordagem LEADER na Península de Setúbal. Resiliência pela capacidade de superar todas as dificuldades e desafios vividos ao longo destes 20 anos, em particular na transição de cada quadro comunitário. Foram, até ao momento, apoiados 600 projetos com um investimento que ascende os 40 milhões de euros e que criaram 400 postos de trabalho diretos. Valentia em honrar o compromisso para o futuro, de consolidar o trabalho desenvolvido e de inovar nas respostas às necessidades do território. Fez ainda uma menção de agradecimento a todos os Presidentes e Membros das Direções da ADREPES, desde a sua génese até ao momento.

No final do evento foi exibido um vídeo alusivo aos 20 anos do trabalho realizado pela Associação, com o testemunho dos promotores Queijaria Sabino Rodrigues, Mecomar, Vertente Natural, Casa Ermelinda Freitas e Herdade do Moinho Novo.

Natália Henriques referiu que seria impossível fazer um vídeo com todos os projetos apoiados. Estes, destacam-se pela sua representatividade territorial e setorial, e pelo seu efeito demonstrativo em relação ao papel da ADREPES no apoio e dinamização do desenvolvimento local da Península de Setúbal. Por último, agradeceu a presença dos oradores e convidados, e de todos aqueles que fazem parte da história da associação

Após este momento, a equipa técnica da ADREPES juntou-se aos oradores numa homenagem e reconhecimento pelo seu empenho e dedicação, seguindo-se uma afetuosa salva de palmas da plateia.

As comemorações prosseguiram com um momento de convívio, onde os convidados usufruíram da gastronomia e dos vinhos da região, culminando com o bolo de aniversário acompanhado por moscatel de Setúbal.

Destacam-se as inúmeras felicitações recebidas e as ofertas do Município de Sesimbra, do Município de Setúbal, da União de Freguesias do Poceirão e Marateca, da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, da Queijaria Sabino Rodrigues, da Confeitaria São Julião e da Quinta de Alcube, que gentilmente forneceu o vinho com o rótulo comemorativo dos 20 anos da ADREPES.

Foram muitos anos de experiências e vivências, de contributos e parcerias que se assinalam ao longo de duas décadas de empenho pessoal, de profissionalismo, de honra e de dedicação ao serviço das comunidades e do território da Península de Setúbal.

O vídeo pode ser visto através do seguinte link:

Clique aqui

 

Receba a nossa newsletter