No âmbito do projeto de cooperação interterritorial do PDR2020 “Enoturismo: um Mosaico de Experiências”, a ADREPES e os parceiros ADL do Litoral Alentejano e a ADER – AL do Norte Alentejo, realizaram no início de novembro, uma visita técnica ao Chile com o objetivo de partilhar experiências e boas práticas em torno do Enoturismo.
O Chile, para além de ser um dos 10 maiores produtores de vinho do mundo, tem vindo a apostar fortemente na união de duas indústrias relevantes para o desenvolvimento do país (turismo e vinho). O enoturismo é assim encarado como meio para garantir a sustentabilidade das áreas vitícolas, pelo que têm sido desenvolvidos vários roteiros reconhecidos mundialmente pela diversidade de experiências, constituindo-se como exemplo de boas práticas.
Estiveram envolvidos nesta atividade uma comitiva constituída por 20 pessoas dos territórios parceiros da Península de Setúbal, Litoral Alentejano e Norte Alentejo, constituída por técnicos, autarcas e produtores.
Além de visitar vinhas históricas, adegas, museus, percorrer paisagens vinhateiras, assistir aos processos de trabalho locais, conhecer ferramentas de comercialização e promoção e identificar o impacto do terroir na qualidade e no sabor dos vinhos, a comitiva teve reuniões com entidades locais, designadamente com o alcaide de Santa Cruz, na província de Colchagua.
Esta iniciativa permitiu a partilha de experiências, boas práticas e conhecimento entre os intervenientes potenciando o Enoturismo como motor de desenvolvimento local nos diferentes territórios envolvidos.